data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Fichas no Clube Dores se esgotaram em pouco tempo
A procura pela vacina da Covid-19 na manhã desta terça-feira foi grande e esgotou as fichas disponíveis no Clube Dores, local com maior número de doses, logo após a abertura dos portões, às 8h. Nesta terça-feira, a faixa etária da vacinação foi ampliada para pessoas com 45 anos ou mais. No total, 4.843 doses foram aplicadas.
Por volta de 8h30min, pessoas que chegavam ao Clube Dores eram orientadas a procurar outros pontos de vacinação ou aguardar pela ação da próxima quinta-feira, que imunizará pessoas com 43 anos ou mais. Inicialmente, foram disponibilizadas 800 doses. Durante a manhã, mais 150 foram trazidas. Mesmo assim, não foi o suficiente para atender a demanda. Entre 9h57min e 10h05min, pelo menos oito pessoas foram orientadas a procurar outro local. Uma delas foi Vera Regina dos Santos, de 50 anos.
- A informação que me deram é de que não tinha mais vacina. Então me direcionaram para a UFSM. Pretendo ir lá agora - disse Vera.
Foram aplicadas doses da Pfizer. Para o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), a alta procura está ligada a ampliação da faixa etária do público alvo e não à mudança do imunizante.
- Aumentou o número de pessoas. Quero eu acreditar que não é por ser Pfizer e não mais a Oxford. Não vou acreditar que é isso - disse.
A procura foi grande também na Associação Comunitária Tancredo Neves. Às 9h30min, cerca de 50 pessoas aguardavam na fila, mas ainda haviam fichas disponíveis.
O pedreiro Nazaré Jesus de Oliveira, de 55 anos, foi vacinado por volta de 9h45min. Ele chegou na fila às 8h15min.
- Eu estava esperando. Já era para ter tomado antes, mas estava gripado. Agora, vacinado, estou faceiro. Dá um pouco mais de segurança - relata.
43% dos santa-marienses já estão imunizados com uma dose
Desta vez, houve drive-thru somente no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Também foi possível ir de carro até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson Noal, no Bairro Camobi.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
A vacinação foi encerrada antes do previsto em quatro locais: UBS Kennedy, Clube 21 de Abril, UBS Vitor Hoffmann e UBS Floriano Rocha. Até as 11h, todas as doses disponíveis nesses pontos haviam sido aplicadas. Na UBS São Francisco, não havia fila após as 11h.
PRÓXIMA AÇÃO
Quem não conseguiu se vacinar nesta terça foi orientado a procurar pela vacina na quinta-feira pela manhã, quando será ampliada a faixa etária da primeira dose para 43 anos ou mais. Outras ações dependem da chegada de mais vacinas para a cidade.
- É um planejamento estratégico que a gente vai fazendo. As vacinas que estavam sobrando de outras idades eram armazenadas para esse planejamento. Por isso, não temos uma previsão de aplicação de vacinas para sábado. Estamos aguardando mais doses - afirma Pozzobom.
A aplicação na quinta se dará das 8h ao meio-dia nos mesmo locais da vacinação de hoje. Veja abaixo:
Quinta-feira, das 8h ao meio-dia
- Para quem - Pessoas de 43 anos ou mais
Para pedestres
- Clube Dores - 800 doses
- Clube 21 de Abril (Bairro Itararé) - 200 doses
- Associação Comunitária Tancredo Neves (Bairro Tancredo Neves) - 400 doses
- UBS Kennedy (Rua Vereador Dário Leal da Cunha, Bairro Salgado Filho) - 400 doses
- UBS Vitor Hoffmann (Rua Distrito Federal, 80, Vila Rossi) - 200 doses
- UBS Oneyde de Carvalho (Rua Victorio Lorenzi, 100, Vila Lorenzi) - 200 doses
- UBS Floriano Rocha (Rua Benjamin Ávila, 12, Bairro Juscelino Kubitschek) - 300 doses
- UBS São Francisco (Rua Santa Maria, Bairro João Luiz Pozzobon) - 100 doses
- UBS Passo das Tropas (Rua Antônio Khols, 99, Bairro Passo das Tropas) - 100 doses
Para pessoas em veículos e para pedestres
- UBS Wilson Paulo Noal (Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Bairro Camobi) - 400 doses
Para pessoas em veículos
- UFSM, em Camobi - 800 doses